O laboratório Cevepat está localizado dentro da Fazenda Lageado da Unesp campus Botucatu, SP. Nossa empresa faz parte do Programa Incubadora de Empresas – INCUBE que objetiva a gestão de incubadoras de empresas focadas em ações empreendedoras inovadoras, promovendo sua consolidação no mercado. Além disso, também colabora com a Universidade na extensão das pesquisas e intermedia a transferência de tecnologia ao mercado, fazendo parte desta área histórica de Botucatu.
A Prospecta – Incubadora de Base Tecnológica foi viabilizada com a união de esforços empreendidos pela Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA, da Unesp, Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – FEPAF, Sebrae-SP e Prefeitura de Botucatu.
A Fazenda Lageado conta com uma evolução histórica singular, cuja conformação atual data de 1885, uma das maiores propriedades particulares produtoras de café para exportação do estado de São Paulo, utilizando-se de tecnologia hidráulica como força motriz para o beneficiamento dos grãos. Em 1934, a fazenda passa ao controle do governo federal para saldo de dívidas resultantes da crise da Bolsa de Nova York (1929), tornando-se uma Estação Experimental Federal. Neste período recebe inúmeros investimentos em maquinários e tecnologia de ponta para o desenvolvimento de pesquisas agrícolas, inicialmente sobre o próprio café e posteriormente expandidas para outros grãos. Apenas no ano de 1972, através de decreto federal, o governo do Estado de São Paulo recebe a cessão para uso da fazenda como unidade de Ensino Superior, para implantação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que juntamente com as Faculdades de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e os outros Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado uniram-se em 1976 para a formação da UNESP.
Boa parte do desenvolvimento de Botucatu se deve a participação da Fazenda Lageado. Recentemente a fazenda foi reconhecida como Patrimônio Histórico, preservando o que restou da época de ouro do café.
A arquitetura ainda enche os olhos. O casarão hoje abriga o Museu do Café. O terreiro onde os grãos eram secados abriga instrumentos que eram usados no século passado. Na antiga tulha, a máquina de beneficiamento de 1935 foi restaurada e mostra como era feito a qualificação e o ensacamento para exportação. O prédio onde o laboratório Cevepat está instalado era a antiga hospedaria da fazsenda.
A partir de agora, a área não pode ser modificada. Além disso, a direção da fazenda terá mais facilidade para conseguir recursos para recuperação da história do local.
Fonte: FCA, Unesp, Parque Tecnológico Botucatu e site G1 notícias.