A posse responsável, além dos passeios, alimentação, vacinas e carinho, inclui visitas periódicas ao médico veterinário e diagnóstico precoce dos nódulos observados nas mamas. As cadelas podem ter, ao mesmo tempo, mais de um tipo de tumor de mama.
A neoplasia mamária é considerada a segunda neoplasia que mais acomete os animais domésticos e a primeira neoplasia com maior acometimento das fêmeas. Em cadelas ela pode representar até 70% dos tumores e em gatas as neoplasias mamárias são o 3º tipo mais comum e 80% destes tumores são malignos.
Clinicamente pode ser caracterizado por nódulos ou placas, solitários ou múltiplos e de tamanhos variáveis. O diagnóstico pode ser realizado pelos exames citopatológico e histopatológico.
Existem diferentes classificações para os tumores de mama e só o exame histopatológico é capaz de diferenciá-los. Se possível, todas as mamas devem ser avaliadas, assim como os linfonodos para pesquisa de metástase. No laboratório Cevepat realizamos diferentes avaliações das neoplasias mamárias:
O diagnóstico histopatológico é de extrema importância, pois as neoplasias mamárias são graduadas e classificadas apresentando grande valor prognóstico. Dentre as classificações mais utilizadas na medicina veterinária estão a de Misdorp, 1999; Goldschmidt et al, 2011 e Cassali et al 2014. A graduação é dada de acordo com os seguintes critérios:
É importante a associação da classificação histopatológica com a graduação para determinação do prognóstico e tratamento dos pacientes. Tumores de mama são comumente heterogêneos e múltiplos, sendo que cada tumor pode constituir uma lesão independente da outra; variando entre processos inflamatórios, hiperplásicos e as diferentes classificações de carcinomas mamários, tornando de extrema importância a avaliação de todos os nódulos observados no exame clínico.
A castração precoce, entre os 6 e 7 meses (antes do primeiro cio) aumenta a qualidade e expectativa de vida do seu pet, evitando problemas como: inflamação e infecção do útero (piometra), gravidez psicológica (pseudogestação) e câncer de mama, útero e ovários.
Fonte:
Goldschmidt M, Peña L, Rasotto R, Zappulli V. Classification and grading of canine mammary tumors. Vet Pathol. 2011.
Misdorp W, Else RW, Hellmén E, Lipscomb TP. Histological Classification of Mammary Tumors of /8the Dog and the Cat. Second Series. VII. WHO, Armed Forces Institute of Pathology, American Registry of Pathology; Washington, D.C: 1999.
Cassali et al.; Consensus for the Diagnosis, Prognosis and Treatment of Canine Mammary Tumors – 2013. Braz J Vet Pathol, 2014, 7(2), 38 – 69.
Elston CW., Ellis IO. Pathological prognostic factors in breast cancer. I. The value of histological grade in breast cancer: experience from a large study with long-term follow-up. Histopathol., 1991, 19, 403-10.