Especialidades


O exame histopatológico consiste em se avaliar, ao microscópio, um fragmento de tecido para confirmação de um diagnóstico ou hipótese diagnóstica. A amostra é obtida por meio de biopsia incisional, biopsia excisional ou fragmentos de órgãos coletados no exame microscópico.

Informações referentes ao local da lesão, histórico clínico, características macroscópicas e resenha do paciente são importantes no momento da avaliação da amostra para melhor condução do diagnóstico.

O laboratório Cevepat oferece, além da avaliação histopatológica de neoformações ou lesões dermatológicas, as avaliações de cadeia mamária e margem cirúrgica. A avaliação de cadeia mamária inclui a análise completa de todas as mamas da mesma cadeia (até cinco tetos) e um linfonodo regional (inguinal ou axilar), por um valor acessível. Caso seja necessária a avaliação de mais mamas ou linfonodos é cobrado como amostra adicional.

A avaliação de todos as mamas ou nódulos da cadeia é importante pois as neoplasias mamárias são comumente heterogêneas e múltiplas, sendo que cada tumor pode constituir uma lesão independente da outra; variando entre processos inflamatórios, hiperplásicos e as diferentes classificações de carcinomas mamários.

O exame histopatológico com a análise de margem cirúrgica compreende a avaliação das bordas laterais e profunda da peça cirúrgica para a verificação da presença ou ausência de células neoplásicas nestas regiões. Clinicamente a análise se reflete na possibilidade ou não de recidiva local.

Durante o exame macroscópico, as margens cirúrgicas laterais e profunda são pintadas com tinta nanquim e, microscopicamente, avalia-se a presença ou não das células neoplásicas.

É recomendado que as margens laterais estejam marcadas e identificadas (com pontos cirúrgicos ou marcações coloridas com tintas específicas) para orientar o patologista e o cirurgião em casos de comprometimento das margens. Não se recomenda a fragmentação da peça cirúrgica uma vez que se perde a orientação da localização das margens.


Resultados Online