Os porquinhos da índia (Cavia porcellus) são pequenos animais muito sociáveis, que amam companhia e não demandam de muito espaço, vivendo tranquilamente em uma gaiola. Eles preferem tirar vários cochilos ao longo do dia e da noite. Estes pets vivem entre 5 e 8 anos e, como os cães e gatos, podem apresentar algum tipo de neoplasia.
É descrito um caso de um porquinho da índia com 5 anos de idade apresentando diversos nódulos cutâneos. A avaliação histopatológica foi conclusiva para linfoma cutâneo com epiteliotropismo. Foi observado infiltração de células neoplásicas na derme superficial e profunda, tecido adiposo e discreta infiltração em tecido muscular. As células neoplásicas estavam dispostas em um arranjo sólido, com atipias moderadas e índice mitótico de 8 figuras de mitose em 10 cga/400x.
O linfoma é a neoplasia do sistema hematopoiético e pode ser observado nos animais domésticos, selvagens e silvestres. É caracterizado pela proliferação de linfócitos atípicos e os locais de acometimento são os linfonodos ou regiões extranodais, como por exemplo, a pele.
Os principais sintomas cutâneos observados são nódulos ou placas, eritema com descamação, alopecia, erosões ou ulcerações. O prurido é variável. Por exibir diversas formas dermatológicas é importante realizar o diagnóstico para exclusão de outras dermatopatias. O diagnóstico pode ser realizado através dos exames citopatológico e histopatológico.
Os linfomas cutâneos podem ser classificados em epiteliotrópicos e não epiteliotrópicos, no exame histopatológico, de acordo com o tropismo das células neoplásicas pelo epitélio.
O prognóstico é variável e determinado pelo estágio da doença no momento do diagnóstico, localização e resposta do paciente à terapia.
Fonte:
Meuten DJ: Tumors in Domestic Animals, 5th ed. Ames, Iowa State Press, 2017.
Gross, TL et al. Skin diseases of the dog and cat: clinical and histopathologic diagnosis. Oxford: Blackwell, 2005. p.932. Jubb, Kennedy & Palmer’s Pathology of Domestic Animals, 6 ed, 2016.